quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Análise do twist final de "A Ética", curta-metragem escrito por Pablo Villaça.

CURTA-METRAGEM: A ÉTICA
*veja o filme antes de ler o texto, já que analisarei a surpresa final do curta.

"Eu acredito na ética, a ética tem feito minha fortuna".

É a primeira fala do sequestrador. Surge nos segundos iniciais. O escritor Pablo Villaça não perde tempo. Manipula a expectativa do espectador desde o início. Nós realmente acreditamos que o matador é uma pessoa ética do início até o fim do curta devido a força da fala. A atuação fria do ator e a direção também ajudam.

Tudo nos leva crer que o matador realmente está falando a verdade sobre si.

O curta de Pablo Villaça demonstra mais uma forma de manipular a expectativa do espectador. Basta colocar um personagem que realmente pareça ser alguém que ele não é. Ele pode mentir descaradamente. "I'll wait for the next one" e "Dirty", ambos que podem ser encontrados no YouTube, fazem a mesma coisa.

Como já escrevi em outros posts, curta-metragens são escritos do final para o começo, na maioria das vezes. Um bom final é extremamente importante em curtas. Por isso, roteiristas tendem a surpreender o espectador no final.

Este twist final é o momento mais importante do curta. Todos os diálogos e cenas são escritas tendo em mente o final. Quanto a "A ética", se Pablo Villaça não tivesse escrito esta linha de diálogo, o final do curta não seria impactante. Precisamos acreditar na ética do matador para nos surpreendermos com o twist final.

O tipo de manipulação usada neste filme provavelmente não funcionaria em outros. No curta-metragem "A Fábrica", o detento nunca fala para alguém ele é bom ou ruim. Cada filme vai pedir uma forma diferente de manipulação. Devo lembrar que a palavra "manipulação" não quer dizer enganar. Apenas esconder, ludibriar. Como um mágico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário